O objetivo da experiência artística apoiada pela Lei Aldir Blanc de Pernambuco (Lei 14.017/2020) e aqui registrada foi de convocar as linguagens da poesia e do bordado, usando a rede social Instagram como meio/suporte de interação com o público, para promover uma interlocução ativa de “sarau virtual” de narrativas de si femininas a partir da facilitação da artevista Rafaela Valença.
Os seus poemas atravessados pela temática da mulher, que, artista de si, utiliza a palavra como ferramenta de autodeterminação no mundo mobilizaram muitas narrativas de mulheres diversas. A interação se dava nos comentários dos posts, em forma de DM (direct message) e também nos compartilhamentos e stories.
Tal sarau ou roda virtual de mulheres se estendeu de fevereiro a junho de 2021. Depois das provocações feitas pelas poesias, as provocações passaram a ser feitas através de fotos dos bordados em processo das narrativas das participantes, o que foi gerando ainda mais contribuições poéticas (por parte da artevista e também do público) e bastante engajamentos. Chegamos a um total de 4.983 interações (curtidas/comentários/visualizações/reproduções/compartilhamentos/salvamentos) para o período relatado.
O experimento mostrou-se muito eficaz enquanto mobilizador e visibilizador dos desejos e poéticas femininas, e encorajou muitas mulheres a expressarem versos e sentimentos guardados. Ainda que em ambiente virtual, foi ricamente expressa a gratidão das mulheres participantes, o que impulsionou a artevista a tentar subsídios para solucionar a continuidade do projeto.
A “bricolage” / painel / hipertexto poético das narrativas registradas por essa vivência foi compartilhada em junho nas redes sociais, e resultou num produto feito em bordado vermelho sobre tecido cru, com dimensões de 1,30×0,85m. Durante o processo, uma das participantes cunhou o grande bordado como “nosso manto de renascimento”.
O processo experimental de MULHER-PALAVRA ficará registrado permanentemente no Instagram. O relato da experiência artística, a sua resultante exposição de poéticas bordadas (“Nosso manto de renascimento”), além dos poemas de Rafaela (pontos de partida para toda a experiência coletiva) poderão ser acessados gratuitamente por meio deste website. Foram parceiras essenciais neste projeto: Elen Cezar (website) e Karina Freitas (design).